domingo, 21 de setembro de 2008

Arte e Meio Ambiente

Arte e Meio ambiente
Durante o II trimestre deste ano os alunos de C30(corresponde a 8ºsérie) realizaram um estudo interdisciplinar envolvendo o meio ambiente.
Nas aulas de arte/educação criaram cartazes através da observação e leitura das imagens(gráficos e fotografias)sobre o aquecimento global, contidas no livro "Uma Verdade Inconveniente" de All Goore.Os alunos utilizaram o desenho e a pintura para a realização dos mesmos.
Os cartazes serão expostos na ESCOLA FAZ ARTE,junto as Conversações Internacionais que acontecem no Cais do Porto,nos dias 24,25 e 26 de setembro de 2008,em Porto Alegre e posteriormente expostos também na nossa escola.Após os mesmos serão doados para o banco de imagens da escola a fim de ajudar a esclarecer os demais alunos sobre essas questões ambientais.




A atmosfera terrestre é tão fina que temos a capacidade de alterar a concentração de alguns de seus componentes moleculares básicos de forma radical.Sobretudo, já aumentamos enormemente a quantidade de dióxido de carbono - o mais importante dos gases causadores do efeito estufa.

Esta imagem representa o número de grandes incêndios florestais no continente americano, poe década

Esta é uma representação gráfica da contribuição relativa de várias partes do mundo para o aquecimento global.Vemos que os EUA(30,3%) são responsáveis por uma quantidade muito maior da poluição por gases-estufa do que a soma das Américas Central e do Sul(3,8%),África(2,5%)(,Ásia(12,2%),Oriente Médio(2,6%),Japão(3,7%) e Austrália(1,1%).

cartazes c30


Esta é uma imagem do mundo á noite.As luzes das cidades aparecem em branco.As áreas em azul claro mostram as enormes frotas de navios pesqueiros ativos à noite, em especial na Ásia e na Patagônia.Todas as partes em vermelho são locais onde vem ocorrendo incêndios.A África de destaca em especial devido ao uso de lenha para cozinhar.As áreas amarelas são as labaredas de gás nos campos petrolíferos,que na Sibéria são maiores que no Golfo Pérsico porque nesta região, grande parte do gás é hoje aproveitada ,e não queimada